quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cientista desenvolve LED implantado na pele!

Achei uma materia muito interessante e resolvi posta-la aqui.

Mas antes eu gostaria de explicar um pouco sobre a tecnologia LED, que tem tudo a ver com esse post.

O que é LED?

Basicamente, os LEDs são lâmpadas pequenas que se ajustam facilmente em um circuito elétrico. E são iluminados somente pelo movimento de elétrons. Agrupados, eles podem formar imagens em uma tv ou monitor. Essa é uma definiçao beeeem grosseira. Agora vamos ao que nos interessa.

Um cientista americano(pra variar) chamado John Rogers da universidade de Illinois(EUA), junto com pesquisadores da China(só faltou Japao), Coreia e Cingapura estao trabalhando na produçao de minusculas lampadas de LED, possiveis de serem implantadas no corpo humano. A intençao inicial do projeto é monitorar o efeitos de substancias que sao utilizadas em tratamentos médicos. Os sinalizadores(lampadas) são a prova d'água, BASTANTE elásticos, e aplicados sob(embaixo) da pele. Os teste até agora foram bem sucedidos em animais,(já imaginou um rato com tv?) e em cobaias humanas tbm.

Até ai ta tudo certo, "beirando a normalidade"...

Mas as possibilidades dessa tecnologia nao param por ai, o proprio Roger(criador do projeto) levantou outra possibilidade, TATUAGENS DE LED, ele(Rogers) deixou bem claro que a comercializacao das pequenas lâmpadas será bem viavel e facilitada nos próximos anos.

Isso só me leva a acreditar que daqui uns anos o mundo vai se acabar com um monte de gente com um bat-sinal(luminoso e piscando) tatuado nas costas. Vai ser a crise do vagalume......

E pra vcs nao acharem que é coisa pra um futuro distante, a sony ja lancou uma tela OLED mais fina que um cabelo... O produto tem 80 micrômetros(vcs não fazem ideia de o quanto isso é pequeno,na verdade eu tbm nao) de espessura,da pra enrolar em um lápis de tao flexivel...

Segundo a empresa, a tela pode reproduzir vídeos mesmo quando enrolado em um objeto cilíndrico.

A tela exibida pela multinacional possui 4,1 polegadas e resolução de 432 x 240.

Acreditam especialistas, que o OLED deve substituir as atuais telas de LCD. O produto, considerado mais durável, poderá ser utilizado em notebooks, netbooks e até em celulares.

Confira o vídeo: