domingo, 17 de outubro de 2010

Rebolation/baby/papanamericano, Porque???


Com certeza vc ja passou pela horrivel situacao de estar, em qualquer lugar, e sem nenhum motivo aparente vem em sua cabeca uma musica deprimente, de um cantor/banda pior ainda...
Com a velocidade da internet hj em dia, temos informacoes recebidas mais rapidamente, mas nao so informaçoes boas, é inevitavel receber lixo....

Vc sai de manha para trabalhar(estudar, vadiar, seja la o que vc faça da vida...) e escuta: "Bota a mão na cabeça que vai começar....", ou "baby,baby,baby ooooh....", vc pode até ignorar, mas logo depois vem o pior: "O Rebolationtion, o rebolation, o rebolation- tion" ou "Like baby, baby, baby noo".
Só podemos pensar mais uma coisa depois disso: "FERROU", a musica(se é que podemos chamar assim) grudou na cabeça.

Esse "fenomeno" involuntario que nos faz repetir uma musica mentalmente é chamado de earworm(literalmente traduzido como "minhoca de ouvido", nome que ja faz bastante sentido), expressao criada pelo professor James Kellaris, da Universidade de Cincinnati(Ohio, EUA). Quando estamos com nossa mente "ocupada pelo ócio",vazia, basta pensar rapidamente numa musica que o fenomeno se manifesta. Algo que podemos chamar de coceira cerebral. E a maneira que o cerebro encontra de amenizar o incômodo é repetir a musica infinitamente(torturantemente).

Para tal descoberta cientistas da Universidade Dartmouth, nos EUA, selecionaram um grupo de pessoas para ouvir música. Sem aviso nenhum a musica parava. Se a melodia era conhecida do ouvinte, o cortéx audivito continuava trabalhando, relembrando a "melodia". Se a musica fosse desconhecida, a mente da cobaia ficava vazia. E para ocupar espaço, o cerebro repetia o que acabara de ouvir. Nao se sabe por que mulheres sao mais suscetíveis a isso, em minha opiniao acho que a faixa etária de 10-17anos mais suscetível ainda(Justin Bieber, Restart, Luan Santana, NX Zero, etc, etc, etc que o digam).

Professor Kellaris diz ainda mais que qualquer cançao pode entrar em looping(serie de repetiçoes), segundo suas palavras:"Mas músicas simples, repetitivas e com mudanças inesperadas têm mais probabilidade de grudar". Aquelas que tem frases marcantes, refrões que se repetem infinitamente, ou oscilaçoes na voz.
"O Rebolation é bom, bom. O Rebolation é bom, bom, bom."

Como se livrar disso:

Cante TUDO:
Quando queremos lembrar "como é aquela musica?" ficamos empacados, nessa parte o dia todo. Uma soluçao é cantar a musica toda para eliminar o grude.

Vire o disco:
Se nao pode vence-lo junte-se a eles, se nao consegue se livrar de uma musica irritante, o jeito é cantar uma que tenho uma melodia menos irritante, vai te estressar menos.

Pense bastante:

Ocupe-se, tv nao ajuda, nem tente, ja a leitura é outra historia,. Se tiver uma musica grudada, na cabeca, depois de ler esse post, vá ler um livro, que vc vai ganhar cultura, e talvez escape dessa furada...



Ou seja, se vc for contaminado por esse fenomeno, ocupe-se, vá trabalhar ou estudar seu vagabundo.......

Vlw galera que leu até o final... o/

10 comentários:

  1. Parabens pelo blog! tem é tempo que to com vontade de fazer so falta a coragem!

    ResponderExcluir
  2. earworm

    euhauehauheuhaeauheauehuaehu

    ResponderExcluir
  3. "Nao se sabe por que mulheres sao mais suscetíveis a isso"

    estais querendo dizer q as mulheres tem a cabeça vazia!?!?

    acho q a Gio não vai gostar mto!!!
    kkkkk

    ResponderExcluir
  4. No Star Trek earworm era outra coisa. =\ mas vou tentar essas estratégias. pior não pode ser. além, claro da humilhação de sair cantando lady gaga q nem o ricardo pelo mundo afora. =\

    ResponderExcluir
  5. Bem bacana!!

    Mas tai um ponto levantado pelo PALA.. pq sera que as mulheres tem isso ???!??!

    HAHAHHAH

    ResponderExcluir
  6. ei mah! eu so estava me livrando da maldição jogada pela minha irmã!!!! Davidmaia, tu eh foda!

    ResponderExcluir
  7. usausaaususahuhsauuhsa Músicas grudes são um porre!! Maneira a matéria, gostei do blog e já estou seguindo ^^
    Não deixe de retribuir o mesmo no meu blog! Valeu

    http://nicolasqueiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Odeio (2 vezes o infinito) a rebol....(argh!!)Ôh música nojenta! Não dá mais para controlar os lixos e porcarias que tentam (e conseguem) invadir e violentar nossa mente. Puxa! Como eu ODEIO essa praga dessa música! Pior que agora que li o post, ela não pára de repetir!!!!

    Droga!!!!!!!

    Ah excelente post!

    ResponderExcluir