domingo, 24 de outubro de 2010

Sim, é possível aprender dormindo!


Tenho certeza absoluta, que ao menos uma vez na sua vida vc já imaginou como seria maravilhoso aprender enquanto dorme, e se vc é um nerd tenho mais certeza ainda que pelo menos uma vez vc já dormiu(ou tirou um cochilo) com um livro em baixo da cabeca, esperando que vc aprendesse a materia por osmose. Aprender dormindo sempre foi um sonho(literalmente né) impossivel, cansei de pensar nisso quando era estudante, imaginando as maravilhas q isso podia fazer por meu boletim.

Mas para alegrar vcs, experimentos feitos por cientistas malucos demonstraram que sons ouvidos na fase mais profunda do sono podem dar uma maozinha no aprendizado.
Um estudo realizado pela Northwestern University, acabou de comprovar que é possivel aprender dormindo. Voluntários foram expostos a 50 imagens, que eram exibidas em sequência. Cada imagem tinha um som associado: a foto de uma dinamite, era mostrada ao som de uma explosao, um gato com um miado, etc, etc, blá, blá blá... Após ver as imagens e ouvir os sons, eles foram dormir.

Quando as cobaias entraram na fase em que as ondas cerebrais ficam mais lentas(onde o sono é o mais pesado), os cientistas loucos tocaram os sons(explosao, miado...). Metade dos voluntários ouviu os sons, enquanto a outra metade dormia normalmente.

Depois que todos acordaram, passaram por um teste de memória. Quem tinha ouvido os sons, enquanto dormia, teve um desempenho melhor, lembrou-se das figuras e foi mais preciso quanto a posicao delas na tela. Segundo palavras dos cientistas "Nossos resultados mostram que informações recebidas durante o sono podem influenciar a memorização". Esse estudo já é o segundo a confirmar isso, o primeiro foi feito por neurobiologistas alemães.

Mas calma lá, isso nao quer dizer que vc pode largar os livros e ir dormir com um mp3 grudado na cabeça ouvindo sua matéria. Vc precisa ter um contato prévio com o material sobre o qual deseja aprender enquanto estiver acordado. Mas isso já nos traz grandes possibilidades, grave vc mesmo falando a matéria, e quando for dormir grude seu mp3 na cabeça(vai que funciona..).

Boa sorte nas tentativas ai....

Um comentário: