terça-feira, 14 de dezembro de 2010

5 superpoderes criados pela ciência

Desde o início dos tempos, ou pelo menos desde o início dos desenhos animados e histórias em quadrinhos, as crianças imaginam que possuem superpoderes. “Supergêmeos, ativar!”.Quando crescem e envelhecem o sonho de voar, ser capaz de conversar com os animais ou ainda de ficar invisível vai desaparecendo.

Nós sempre fomos fascinados pela ideia de ter essas extraordinárias habilidades. Em culturas antigas, alguns seres possuíam poderes especiais diferentes dos homens. Se os raios e trovões de Zeus não eram uma exibição de sua superpotência, então o que era?

Faz parte da natureza humana buscar os aspectosmais intrigantes para torná-los reais. Esta é também a forma como a arte e a ciência interagem uma com a outra. Mentes criativas imaginam ideias como capas de invisibilidade enquanto mentes científicas procuram pôr estas ideias em prática.

Se você quer experimentar o que é ter superpoderes, dependendo de suas expectativas pode ser que fique bastante desapontado com as opções disponíveis. Por exemplo, a ciência ainda não conseguiu achar um meio de realizar uma viagem no tempo, teletransporte ou imortalidade (apesar de já haver pessoas trabalhando para isso).

Mas se você der uma olhada em nessa lista poderá se surpreender com os poderes que a ciência proporcionou a nós, meros mortais. Conheça cinco deles.

1. Ver através das paredes
“Sai da frente, que tu nao eh transparente!”. Já ouviu isso neh? É uma frase muito comun que ouvimos quando atrapalhamos a visao de alguem. Várias empresas, porém, estão fazendo com que esta expressão fique no passado.

Por exemplo, o Xaver 800, produto da Camero, usa feixes de ondas milimétricas de radar para penetrar na parede e projetar imagens em 3D de qualquer coisa que esteja escondida por trás dela. De acordo com a empresa, paredes velhas ou novas, de tijolos ou blocos de concreto e até mesmo estruturas de vergalhões reforçados, entre outras, não são empecilhos para o Xaver 800; embora apenas o super-homem tenha a sua criptonita e o poder de ver através de um sólido contínuo, como o metal.

Ver através das paredes
Quando em uso, o aparelho ocupa uma área de 84 x 15 cm e pesa aproximadamente 15 kg.

Outras empresas também estão entrando no ramo da visão de raio X. A Physical Options Corporation oferece uma aparelho portátil chamado de LEXID que pode revelar contrabando escondido atrás de paredes, carros e outros compartimentos.

E para ajudar ainda mais, a ThruVision lançou a T5000, câmera que pode identificar diferentes materiais sob a roupa, plástico, gel, líquidos e principalmente armas, sem revelar detalhes “íntimos” do corpo da pessoa.

A grande maioria dessas empresas desenvolve seus produtos para o uso das forças policiais, militares, bombeiros, e segurança pessoal. Isso tudo pode vir a calhar, por exemplo, quando alguém é tomado como refém e os negociadores trabalham para que tudo termine da forma mais segura possível. Isso realmente parece uma atividade digna de um super-heroi.

Agora nege que vc ja se imaginou com algum desses objetos olhando alguma mulher na rua? hehehehe.

2. Homen Aranha, descobrimos seu segredo

Enquanto a maioria de nós está presa à força da gravidade, algumas criaturas, como a lagartixa (e o homem aranha), a contornar tal força. A fim de garantir a própria sobrevivência, esses animais desenvolveram uma habilidade para “grudar” na grande maioria das paredes e tetos sem deixar para trás resíduo algum.

Os cientistas têm trabalhado há anos para desenvolver um adesivo sintético que imita a viscosidade da lagartixa. Atualmente tal invenção está próxima de se tornar realidade graças a um novo método de uso do plastico que cria estruturas microscópicas similares.

Tudo indica que o espaço será o primeiro destino para estes novos adesivos secos. A ideia é que esta tecnologia auxilie os robôs na exploração da fronteira. No entanto, é totalmente plausível que esse mesmo princípio possa vir eventualmente a ser aplicado para substituir os adesivos que todo mundo está acostumado a colar por aí. Adeus fitas adesivas. Olá, pés pegajosos.

Não que você deva dizer adeus tão logo à sua fita adesiva. O design ainda não está muito bem aperfeiçoado, e um dos problemas atuais que estão travando o desenvolvimento é que em alguns casos o adesivo é tão grudento que fica difícil removê-lo uma vez aplicado. Esse superpoder ainda está em obras...
Mas daqui ha pouco ja haverá alguns homens aranha por ai...

3. Superforça
O corpo humano pode suportar ambientes extremos, mas algumas situações requerem uma força superior(nao estou falando de quando vc esta com vontade de ir ao banheiro). No campo de batalha por exemplo, soldados precisam carregar cargas pesadas durante longos períodos através de terrenos ásperos. Então, para estender o limite do esforço físico, os cientistas têm desenvolvido uma tecnologia que permite suportar mais peso.

Os exoesqueletos da Berkley Bionics e Lockheed Martin's Human Universal Load Carrier (HULC) são um exemplo de tal inovação. HULC, através de suas pernas de titânio, faz na parte externa do esqueleto humano o mesmo que o adamantium fez no interior do esqueleto do Wolverine.

Ja imaginou ser tao forte quanto o Super man ai do lado??
As pernas de titânio são montadas em uma armação que abriga uma unidade de potência e uma pequena placa de microcomputador. Uma das características mais impressionantes do HULC(lembra HULK né??) é que ele não requer joystick ou mecanismo algum de controle manual. Assim como a famosa roupa do Homem de Ferro, o dispositivo pode sentir os movimentos de quem está operando e reagir de acordo.

Para minimizar a tensão suportada pelo usuário, o projeto possui sistemas hidraulicos que fazem com que agachar e levantar tamanho peso seja tão simples como um piscar de olhos. No momento, suas aplicações têm fins militares, mas o “gigante” já está também começando a ser explorado para outros fins, como industriais e médicos(médicos????) .

4. Desviando de balas

É um "pouquinho" dificil vc ser mais rápido do que uma bala que atravessa o seu caminho. Mas se existisse uma invenção que fizesse você sentir quando algo desse tipo está vindo em sua direção(isso me lembra o sensor aranha), bem, isso seria algo e tanto. E se tal dispositivo também pudesse te livrar do perigo, certamente entraria no ranking dos mais impressionantes superpoderes criados pela ciência.

No início de 2009, a IBM registrou a patente do Bionic Body Armor. O dispositivo envia pequenos choques aos músculos de quem o está portando, obrigando a pessoa a desviar do tiro de forma involuntária (nao seria uma cena tao bonita quanto matrix).

Pequenas armaduras já estão sendo desenvolvidas. Uma versão usa que fluídos magnetoreológico, que engrossam quando expostos a um campo magnetico, e outra usa fluídos que endurecem quando agitados ou golpeados fortemente por um objeto.

Com estas armaduras tornando-se cada vez mais refinadas, não há dúvidas de que o cenário das guerras sofrerá grande alteração. E enquanto elas ainda não tenham sido aperfeiçoadas a esse ponto, o valor em termos de vidas salvas é imensurável. É por isso que a armadura inteligente dará ao seu usuário um dos superpoderes mais impresssionantes.

Ou seja em uma possivel guerra contra os EUA alguns paises estariam ferrados.... xD

5. Controlar o tempo
Uma diferença entre nós dos outros animais é nossa propensão a mudar o ambiente para acomodar nossas necessidades. Mas algumas coisas escapam de nosso controle, e o tempo é uma delas - a não ser que você seja a Tempestade dos X-Men. E quem não quer ser? Afinal de contas, imagine o quanto seria legal, chegar na praia e ver um tempo fechado e provocar um dia de sol em um piscar de olhos. Ou simplesmente gerar uma nevasca por que você está a fim?

Se nós tivéssemos o poder da Tempestade de manipular o tempo seríamos capazes até mesmo de evitar o aquecimento global. Pensem. Não somente conseguiríamos resfriar o planeta, como também poderíamos colocar fim às secas, e os fãs de esporte nunca mais seriam obrigados a enfrentar outro atraso no jogo em função da chuva.

Embora estejamos muito distante das habilidades mutantes do Storm, os cientistas têm uma técnica na manga para manipular o tempo: semear as nuvens.

Essa tecnica têm suas raízes nos Estados Unidos, nos anos 1940. Hoje em dia é usada para aumentar a precipitação, dispersar nuvens e nevoeiros, e suprimir chuva de granizo. Dependendo do ambiente e dos objetivos, produtos químicos podem ser disparados a partir do solo ou lançados no ar, e existe uma grande variedade de agentes de semeação de nuvens, incluindo o iodeto de prata, sal e nitrato de amônia.

A Associação de Modificação do Tempo emitiu uma declaração, em julho de 2009, dizendo que a semeação de nuvens com o iodeto de prata não prejudica o meio ambiente e, além disso, estudos têm provado que o processo aumenta a precipitação em cerca de 30% em alguns casos. Com a habilidade de manipular o tempo em algumas ocasiões, os cientistas também estão na lista dos superpoderosos, porém, eles ainda têm um longo caminho pela frente.

E ai qual destes vc achou mais fantastico??? Nao deixe de fazer um comentario... Vlw galera

VIA: http://www.hsw.uol.com.br

2 comentários:

  1. Ei,mentira o numero 5.. pq se fosse verdade o Sam e o Dean ja teriam usado chuva de iodeto de prata pra descobrir as aberracoes por aew kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Chuva de iodeto de prata???
    viajou hein aeuheauehuaehaheeuhhuauhaehaeuh
    Quer que um padre faça virar tudo agua benta nao???
    =P

    ResponderExcluir