sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Usando o Kinect de formas nao convencionais

Esse post do blog vai falar um pouco sobre o Kinect. Que apesar da Microsoft reclamar, o inevitável aconteceu e o Kinect já tem drivers divulgados na internet para utilizar em outras plataformas, além do Xbox 360. Existem diversas maneiras de se usar ele, vou listar aki as que achei mais interessantes:
Já estão disponíveis, pela internet diversos vídeos com usos divertidos para o dispositivo, operando em sistemas que vão do Linux ao Mac OS.

Teatro de sombras em 3d
Entre os mais interessantes, está uma versão "turbo" da brincadeira de projetar sombras na parede em forma de animais, com as mãos. É assim que ela fica quando ao invés da lanterna, você usa um projetor, um Macbook e o Kinect.

Detalhe: o programa foi criado em um dia.

O "modo invisível".
Um vídeo postado no Youtube por Takayuki Fukatsu mostra o mecanismo de “camuflagem óptica” que ele desenvolveu para o Kinect usando o OpenFrameworks, biblioteca de programação C++ opensource.


O responsável pela modificação não revelou detalhes sobre como o sistema funciona, mas provavelmente trata-se de um filtro que remove os detalhes do seu corpo dos frames e os substitui pela imagem que está por trásO que torna a tecnologia interessante é que todo esse processo é feito em tempo real.

A invisibilidade não é completa, uma vez que é possível perceber os contornos e a movimentação da pessoa, mas ainda assim é uma iniciativa interessante.O efeito é semelhante ao visto no filme "O Predador".


Classico Super Mario Bros
Dessa vez, um hacker conseguiur adaptar os recursos do aparelho com "Super Mario Bros.", famoso jogo do Nintendo 8bits.

Basta pular para fazer o bigodudo seguir o movimento e deslocar-se para o lado também significa correr lateralmente para Mario. “Eu poderia ter colocado um simulador de controles na minha frente, e eu poderia então pressioná-los com as minhas mãos, mas pensei que controlar com o corpo todo era mais o espírito do Kinect”, afirmou em entrevista cedida ao GameInformer. “É claro que 'Mario' não foi pensado para ser jogado assim, então foi muito dificil fazer as adaptações”, completou.


Controlar aplicativos no computador
O sensor de movimentos do XBox 360 já pode ser usado para controlar completamente o sistema operacional, como uma espécie de interface multitouch, a exemplo de um prototipo rodando Ubuntu, que apareceu por ai... ^^


A equipe do Fluid Interfaces Group do MIT, criou o DepthJS, um sistema que, faz o Javascript se comunicar com o Kinect, permitindo, por exemplo, a navegação pela web através de gestos.

Uma solução ainda mais completa foi desenvolvida pela Evoluce, fabricante de dislpays LCD multitouch. A companhia demonstrou, pela primeira vez, diversas aplicações Windows sendo controladas em conjunto com o Kinect graças a um driver proprietário da empresa.

“A gama de aplicativos que podem se beneficiar do controle por gestos é extremamente ampla”, afirmou Wolfgang Herfurtner, CEO da Evoluce.

'Minority Report' - O MAIS IRADO NA MINHA OPINIAO

As mesmas técnicas acima foram aperfeiçoadas e agora as equipes do Robot Locomotion Group e do Learning Intelligent Systtems do MIT(olha eles ai de novo), conseguiram criar a interação mais próxima da que é vista no filme "Minority Report", estrelado por Tom Cruise com a direção de Steven Spielberg. Para tanto, os pesquisadores utilizaram o driver libfreenect para Linux.

O sistema é capaz de reconhecer e distinguir as palmas das mãos e cada um dos dedos em mais de 60 mil pontos a 30 frames por segundo, o que, segundo os grupos responsáveis pelo projeto, garante uma interação fluida em tempo real.


Cenas do filme Minority Reports pra quem nao lembra:


Sem se mexer
Esse cara, dono do Kinect finaliza uma corrida em terceiro sem nem mesmo simular a direção do carro para os lados: apenas mantém os pulsos firmes e o jogo segue por si só (com algumas irregularidades, é verdade) completando o traçado da pista.


Espero q tenham gostado galera, agora vcs ja tem como se divertir mais ainda com seu Kinect que ja esta a venda no brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário