segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como é produzido o leite em pó?

Todo mundo ja tomou leite, seja materno, de vaca, ou em pó. É impossivel voce ter chegado a idade atual sem ter se alimentado com leite. mas voce ja pensou como é feito o leite em pó que voce compra no mercado todo mes?

O leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que tem sua longevidade estendida, apos ser desidratado. Agora vamos as explicaçoes basicas, passo a passo.

Resfriamento e estocagem
Todo o leite recebido é refrigerado a uma temperatura entre 3° C e 5° C em silos isotérmicos de aço inox até que seja enviado ao processo de fabricação

Padronização e Pasteurização
O leite é padronizado quanto ao seu teor de gordura o que assegura a composição correta do produto final. Em seguida o leite é pré aquecido e pasteurizado a 75ºC durante 15 segundos, sendo estocado em silos inox a uma temperatura de 5 a 7ºC.

Mistura de ingredientes
Para o leite em pó vitaminado, é adicionado um composto de vitaminas A e D cuja finalidade é aumentar o teor dessas vitaminas e o valor nutricional no produto final.
Para o leite em pó instantâneo, além das vitaminas, é adicionado lecitina de soja para facilitar a dissolução do produto no momento do uso.

Concentração
O leite padronizado e estandardizado segue para a concentração. Através de aquecedores tubulares é pasteurizado a 85/90 ºC por 40 segundos e vai para o conjunto de concentrador de três efeitos à vácuo. O conjunto consiste na evaporação de parte da água do leite.
O leite possui em média 87% de água e após este processo o valor cai para aproximadamente 57%. Com isso conseguimos evaporar água do leite a uma temperatura de 75 ºC o que garante um valor nutricional mais concentrado.

Secagem
O leite concentrado a 43% de sólidos é imediatamente bombeado a uma torre de secagem onde é pulverizado em seu interior contra um fluxo de ar quente a 175 ºC. O ar quente entra em contato com o leite pulverizado em forma de gotículas, absorve umidade das gotículas e ao alcançarem o fundo da câmara estão sob forma de leite em pó.
O ar transportando o leite em pó é enviado aos ciclones de separação, onde a porção sólida é separada do ar. Por consequência o pó resultante se junta com o pó que sai do fundo da câmara de secagem.

Separação ar/pó
Utilizamos para efetuar a separação do ar um sistema de exaustores onde o ar que transporta o leite em pó é enviado aos ciclones de separação. A porção sólida é separada do ar e o pó por força centrifuga, elimina o ar no ambiente e o leite em pó é enviado ao sistema de peneiras e/ou estocado em silos.

Instantaneização
Na fabricação do leite em pó instantâneo, o pó proveniente da câmara e dos ciclones é encaminhado para os vibros fluidizadores(parece nome de arma de Star Wars). Nesta etapa é feita a adição de aproximadamente 0,25% da lecitina de soja em pó de modo a obter 0,2% no produto final. Este processo torna o produto mais granulado o que, juntamente com a lecitina, facilita sua dissolução na água.

Envase
O leite em pó é encaminhado ao setor de envase através de transporte pneumático. O envase é feito por máquinas dosadoras automáticas, sem nenhum contato manual. São utilizadas embalagens de poliester metalizado, latas de folha de flandres(nao é Flanders) e sacos multifoliados de 25 Kg.

Controle de qualidade
O controle é realizado em todas as fases do processo. Começa com a chegada do leite à fábrica até a estocagem do produto final. Assim é possível assegurar a qualidade do produto no tocante ao aspecto umidade, acidez, granulometria, densidade, características microbiológicas, dentre outros.
O acompanhamento inclui desde análises sobre as condições organolépticas como cor, sabor, aspecto, sedimentação, densidade, até exames microbiológicos, para assegurar a pureza do produto. Ao final, existe ainda a etapa de degustação por especialistas, que só liberam o produto após certificar-se de que o padrão de qualidade foi alcançado. 

Ingredientes e composição
O Leite em pó é produzido com leite padronizado que pode ser adicionado de vitaminas A e D e lecitina. O produto não necessita de refrigeração, pois a baixa umidade (até 3,5%) inibe o desenvolvimento de microrganismos. O produto envasado em latas depois de aberto pode ser armazenado por até 30 dias em recipiente com tampa, para evitar que o produto se estrague, escureça e resseque. O prazo de validade da lata fechada é de 1 ano.
Em média, o produto apresenta 26% de gorduras totais, 17% de gorduras saturadas, 26% de proteínas, 37% de carboidratos, média de 3,5% de água, Cada 100 gramas fornecem cerca de 490 Kcal ou 2058 Kj.

É muito mais complicado do que vc pensava não é?

Fonte: http://www.itambe.com.br/
Não é merchã. mas recomendo a marca ai em cima, muito boa. E não to ganhando nada com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário