segunda-feira, 13 de maio de 2013

Porque devemos tirar férias?

É comum nesse ritmo em que estamos hoje em dia, não termos tempo para ferias, ou descanço, mas isso não quer dizer que não é algo importante. Se vc quer ter uma vida saudável, e longa, melhor você se virar e arranjar tempo para descansar seu corpo e mente.

Pesquisadores da Universidade de Pitisburgo acompanharam 12 mil homens durante os anos de 1992 a 2000. Todos eles faziam parte de um grupo com alto risco de desenvolver algum tipo de doença cardíaca.

Quem que não costumava tirar férias pelo menos uma vez ao ano corria 32% mais risco de morrer de infarto. Aliás, segundo a pesquisa, essas pessoas estavam realmente mais perto da morte – tinham um risco 21% maior de falecer por qualquer outra causa(talvez você morra atropelado por um beduíno bêbado, dirigindo uma Ferrari, enquanto vc vai para o trabalho).
A explicação é muito simples. a melhora na saúde se deve ao sentimento de felicidade e paz que as férias trazem. Na Holanda, pesquisadores analisaram os índices de felicidade de 1,5 mil cidadãos. Entre eles, 1 mil tiraram um descanso e ficaram realmente mais felizes(mas só até o fim das férias). De qualquer forma, já é um refresco para o corpo – e suficiente para manter a sanidade (e não pirar, chingando todo mundo no trabalho e em casa) nos meses seguintes.
Outra pesquisa de uma empresa de consultoria científica, a Alertness Solutions, convidou 15 passageiros, que voavam de férias dos Estados Unidos até a Nova Zelândia Terra Média, para uma pesquisa. Eles usaram um dispositivo eletrônico no pulso, que basicamente servia para monitorar a quantidade e qualidade do sono, 3 dias antes e 3 dias depois da viagem. Olhem só que maneiro(essa parte vai ter muitos negritos, intencionais), depois de alguns dias de férias, as pessoas ganhavam uma hora extra de sono de qualidade. E o reflexo melhorava até 80%. Quando voltavam ao trabalho, aquela hora extra de sono virava só 20 minutos. Ainda assim, os momentos de sono profundo eram maiores do que antes da viagem. Outra coisa, você vai trabalhar muito melhor depois de um descanso. Foi o que aconteceu com os holandeses.Até mesmo antes da viagem beneficia você. Só o fato de planejar as próximas férias deixava os participantes bem mais felizes… por até 8 semanas!
Diz a pesquisa que, depois das viagens de férias, os trabalhadores melhoraram o desempenho no serviço em até 25% (mas tirar só dois ou três dias não vai ajudar em nada). E quer saber mais? Você ainda vai ter menos desentendimentos com os colegas de trabalho, além de diminuir os erros e os momentos de raiva – já é o que diz um outro estudo do Families & Work Institute.

Agora você já tem o que falar para aquele chefe chato,  quando ele não quer te liberar para as tao aguardadas férias.
Boa sorte galera, e bom descanço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário